PJMS


PROJETO JOVEM MORADA DO SENHOR

O projeto Jovem tem como objetivo levar as pessoas a terem uma experiência pessoal com Cristo através do anúncio do querigma e ajudá-las no processo de crescimento e amadurecimento da fé dentro do contexto eclesial. A Comunidade Morada do Senhor se propõe a acompanhar ativa e metodicamente cada jovem que deseja viver a espiritualidade cristã e aprofundar a sua fé, de forma que este se torne discípulo missionário na Igreja e no mundo. As etapas de formação deste projeto têm uma metodologia e, está de tal modo organizada que vai suscitando no jovem, o desejo de se comprometer de forma concreta com a Igreja. A partir dos Acampamentos Jovem Morada do Senhor, o encontro com a pessoa de Jesus e com seu Evangelho tende a se intensificar, ampliar e expandir (Cf. DAp, nn. 243ss; 278; 289), de forma que esta experiência de amor com Deus venha a transbordar do interior do jovem e o leve cada vez mais a um encontro fraterno e responsável com os outros, desde a família até a Igreja como um todo. “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e dos que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo” (GS, n. 1).
Não estamos neste mundo por acaso, Deus com certeza tem um plano de amor e de salvação para cada um de nós. Somos filhos de Deus e irmãos uns dos outros e estamos neste mundo para reconhecer o chamado que Deus nos faz à santidade descobrindo o nosso lugar na Igreja e no mundo.
Pouco a pouco o jovem vai vivenciando em sua vida a profundidade da beleza do mistério cristão, se comprometendo e assumindo as suas responsabilidades como membro ativo da Igreja de Cristo.
A Comunidade Morada do Senhor espera que o Projeto Jovem seja assumido, não só pelos membros desta Comunidade, mas por todas as famílias e as comunidades cristãs até onde se estende este Projeto. A forma de como cada um vai contribuir para a realização deste Projeto se diversifica, mas a responsabilidade é de todos. Por isso é necessário que o Projeto saia do papel, como já está acontecendo, e se realize com grande preparação prévia, com reuniões prévias, orações em conjunto, preparação de ambientes, ensaios, estudos, treinamentos, bem como avaliação e, por fim reencaminhamentos.
Este projeto se estende não somente aos batizados, mas a todos aqueles que desejam iniciar uma caminhada que tem como ponto de partida o querigma (primeiro anúncio), sendo amadurecida pela Sagrada Escritura e o Catecismo da Igreja Católica, através de encontros periódicos (semanais) e etapas de aprofundamento. Todos os jovens são acolhidos e acompanhados individualmente, pois cada jovem é um irmão, uma irmã, morada do Senhor, templo vivo do Espírito Santo. A 1ª Etapa do Acampamento Jovem Morada do Senhor (AJMS), através dos ritos, marca a entrada na caminhada desta espiritualidade que conduz à Eucaristia e à missão na Igreja e no mundo, dentro de sua vocação específica. É importante ter clareza de que nem todos vão se decidir em percorrer o caminho de formação proposto neste Projeto, até porque este é apenas um caminho de formação em meio a tantos outros que a Igreja oferece, mas o importante é ter consciência de que o jovem foi iniciado na fé! A semente foi lançada, no tempo de Deus ela germinará, e dependendo do tipo de terreno produzirá frutos com a Graça de Deus.
O Projeto Jovem Morada do Senhor é um processo que compreende quatro Etapas. As três primeiras levam o jovem ao encontro com Deus, consigo mesmo e com os outros. A última Etapa prepara o jovem para a missão na Igreja e no mundo. A passagem de uma etapa para a outra é marcada por ritos específicos que marcam a vida dos jovens. São como obstáculos que devem ser superados de forma dinâmica para alcançar uma meta. O desejo de conversão e os testemunhos que os jovens apresentam, são a prova de que as Etapas da formação vão alcançando os seus objetivos. E o grupo jovem, que acontece semanalmente, anterior ou posterior à primeira Etapa, é o que dá suporte à caminhada dos jovens dentro de um processo de formação permanente, com base nos ensinamentos da Igreja.
Entendemos que o Projeto Jovem Morada do Senhor não é um curso, nem uma catequese a mais, o Projeto Jovem é, antes de tudo, uma forma de ser e de viver a vida cristã, ou seja, é um caminho para a vivência da espiritualidade cristã. Todos os jovens, que já participam de algum movimento ou não, são convidados a iniciar esta caminhada cristã e assumir esta espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!