quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vocações Morada do Senhor


VOCAÇÕES PARA A COMUNIDADE
Todo aquele que, de uma forma ou de outra, se sentir chamado a viver uma vida de consagração a Deus e conhecer melhor a Comunidade Morada do Senhor deve entrar em contato por telefone, por carta ou por e-mail, para iniciar um processo de formação vocacional.

Comunidade Morada do Senhor
Fone: (055) 99326504

Endereço:
Rua: São Bento, 96
Bairro: Aparecida
Frederico Westphalen / RS
CEP: 98400 00

 
VENHA FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA!!!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Acampamento Jovem Morada do Senhor

Responda todas as questões e concorra a uma camiseta do Projeto Jovem Morada do Senhor:
 
 
 




3ª) Nome da fundadora da Comunidade Morada do Senhor:
4ª) Nome dos Irmãos Consagrados da Comunidade Morada do Senhor:
5ª) Nome do Irmão que foi ordenado sacerdote em dezembro de 2011:
6ª) Quando um vocacionado inicia o processo de formação para a vida Consagrada e é admitido na Comunidade Morada do Senhor entre os membros, além de seu nome, passa a ser chamado de: __________.
7ª) No dia da Consagração os Irmãos assumem os Compromissos de ________, ________, _______, também chamados Conselhos Evangélicos.
8º) O Acampamento Jovem Morada do Senhor, inicialmente, está proposto em quantas Etapas? Até o mês de fevereiro, quantas Edições e quantas Etapas já foram realizadas?
9ª) No primeiro domingo após a Páscoa, a Comunidade Morada do Senhor, todos os anos, tem uma programação especial para celebrar a Festa da:___________________________.
10ª) O Irmão e sacerdote, Pe. Neimar Demarco, atualmente é vigário paroquial na paróquia ___________________________ de _________________.
 

(Ao todo são 10 questões que serão postas ao longo da semana, ganha quem fizer mais acertos. Em caso de empate, será realizado um sorteio.)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Oração da Manhã

Senhor Jesus, nesta manhã que se inicia, dá-me a força do teu Espírito para que eu possa levar o teu nome a todos os corações. Dá-me coragem de enfrentar os desafios sem negar a minha fé. Se eu cair, saibas que meu coração a ti pertence e que nada mais quero buscar a não ser a tua vontade. Obrigado Senhor por mais este dia que se inicia e por sentir a tua presença em cada momento a me guiar.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Acampamento Jovem Morada do Senhor




 
Responda todas as questões e concorra a uma camiseta do Projeto Jovem Morada do Senhor:
 
2ª) Qual a devoção difundida pela Comunidade Morada do Senhor?
 

(Ao todo são 10 questões que serão postas ao longo da semana, ganha quem fizer mais acertos. Em caso de empate, será realizado um sorteio.)

Oração da Noite

Senhor meu Deus, venho te agradecer mais este dia de graça. A cada dia que passa estou mais convencido de que todos nós, seres humanos, somos filhos do teu amor. Fomos gerados no teu amor. Tu nos destes a liberdade, nosso mais precioso dom, para que o nosso retornar a vós fosse uma decisão livre do ser humano. Agora entendo o que o Senhor nos queria ensinar quando dizia: “quem quiser ganhar a sua vida vai perde-la e quem perder a sua vida por causa de mim vai encontra-la". Por que quando pensamos que estamos 'livres' e que somos donos de nós mesmos, nos tornamos escravos de nossos vícios e egoísmos. No entanto, quando entregamos nossas vidas aos teus cuidados Senhor, sentimos a verdadeira liberdade e a alegria de retornar ao teu amor, como um retorno ao colo da mãe. Por isso, te entrego agora, o meu cansaço, a minha liberdade, a minha vida, tudo o que tenho e sou, para que em troca eu possa sentir o teu abraço amoroso de Pai e a liberdade de filho de Deus. Amém.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Acampamento Jovem Morada do Senhor

Responda todas as questões e concorra a uma camiseta do Projeto Jovem Morada do Senhor:
 
1ª) Em qual data aconteceu a 2ª edição da 1ª Etapa do Acampamento Jovem Morada do Senhor?
 
(Ao todo são 10 questões que serão postas ao longo da semana, ganha quem fizer mais acertos. Em caso de empate, será realizado um sorteio.)

Projeto Jovem Morada do Senhor

A Comunidade Morada do Senhor está acessorando os grupos de jovens de Rodeio Bonito, no setor de catequese, e de Frederico Westphalen, no setor de catequese do Bairro Aparecida. Ambos acontecem todos os domingos as 19:00 hrs. Também acessora o grupo de jovens de Pinhal, todos os sábados as 15 hrs, na Capela Imaculada Conceição e o grupo de jovens de Cristal do Sul todas as segundas, as 19:30 hrs, na Capela Imaculada Conceição.
 
Hoje, dia 24 de fevereiro, as 15 horas no setor de catequese da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Rodeio Bonito, a Comunidade Morada do Senhor estará realizando, juntamente com o padre Neimar Demarco, a formação para os jovens monitores que irão prestar serviço na 6ª edição da 1ª Etapa do Acampamento Jovem Morada do Senhor, nos dias 01-02 e 03 de Março. Jovem evangelizando Jovem! Verdadeiramente muitos jovens estão sendo impulsionados pelo Espírito Santo e experimentando a maravilha de sentir-se um instrumento nas mãos de Deus. Através de concretos testemunhos de conversão, o Espírito Santo está atraindo muitos Jovens e também muitas famílias para a Igreja. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Santa Missa

Horário da Santa Missa de domingo, dia 24/02
- 08:30 hrs Santa Missa na matriz Nossa Senhora dos Navegantes - Rodeio Bonito, RS;
- 10:00 hrs Santa Missa na comunidade São Sebastião - Cristal do Sul, RS / com confissões em preparação à Páscoa.


 
 
 
 
 

Deixe aqui a sua inteção de Missa.

Oração da Manhã

Senhor meu Deus, neste domingo, quero lhe agrader por por todo o seu sacrifício, por que assumistes nossa condição humana por amor, e morrestes na cruz para nos libertar da morte e da escravidão do pecado. Infinito é o teu amor por nós!!! Obrigado Senhor por que pela Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição, nos ensinaste a amar nossos inimigos, fazer o bem a quem nos odeia, orar por aqueles que nos perseguem. Assim, livres de toda vingança e julgamento, podemos sentir a alegria da liberdade dos filhos e filhas de Deus. Envia sobre nós o teu Espírito Senhor para que neste dia possamos vos louvar e glorificar através do amor concreto aos nossos irmãos e irmãs. Amém.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Oração da Noite

Obrigado meu Deus pelo seu amor, pela sua bondade. Obrigado por tudo o que o senhor me concedeu neste dia. Quero lhe agradecer por que todo o bem que faço, só o faço por que tu me habitas e És o sumo bem. Por isso quero te agradecer, por tudo o que o Senhor me inspirou a fazer, no dia de hoje, em beneficio dos meus irmãos e irmãs. Muito obrigado por fazer-me instrumento de tua paz e de tua infinita misericórdia.
 
 
Quero lhe pedir perdão Senhor, pelas vezes que, no dia de hoje, fechei meu coração aos meus irmão. Te peço perdão Senhor, pelas palavras e atitudes maldosas que eu dirigi ao meu próximo, por todo mal que causei aos meus irmãos. Pelos momentos em que fechei o meu coração à tua vontade, misericórdia de mim Senhor! Sabes que sou fraco e com minhas próprias forças eu não consigo superar o meu egoísmo excessivo e também o meu orgulho, para viver a verdadeira humildade. Por isso eu te peço meu Deus, que envie sobre mim o teu Espírito Santo, para curar o meu coração de todas as feridas e para me dar a força necessária para amar e perdoar, e ser um cristão ainda melhor no dia de amanhã. Amém

Santa Missa

Hoje, dia 23/02, Pe. Neimar estará celebrando a Santa Missa na matriz da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Rodeio Bonito, as 19:00 hrs. E também, as 20:30 hrs, celebrará a Santa Missa na Capela Imaculada Conceição de Cristal do Sul.




Horário da Santa Missa de domingo, dia 24/02
- 08:30 hrs Santa Missa na matriz;
- 10:00 hrs Santa Missa na comunidade São Sebastião / com confissões em preparação à Páscoa.



Deixe aqui a sua inteção de Missa.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dia de atendimento na paróquia Nossa Senhor dos Navegantes

Durante toda esta sexta-feira, o padre Neimar estará realizando atendimento na Matriz.

Também está acontecedo durante o dia de hoje, no setor de catequese, a formação para os novos catequistas.





Padre Neimar estará celebrando a Santa Missa na comunidade São Paulo da Linha Nova, as 20:30 hrs.










Deixe aqui a sua intenção de Missa.

Oração da Manhã

Nesta manhã que se inicia, quero te agradecer Senhor pelo dom da vida. Por este maravilhoso dia, obrigado Senhor! Obrigado por tudo o que tenho e sou. Obrigado por poder contemplar as maravilhas da tua criação, as cores da natureza, o cantar dos pássaros, a brisa da manhã, o vento tocando em meu rosto como um carinho de tuas mãos... obrigado Senhor! Derrama sobre mim o teu Espírito Santo, para que tudo o que eu faça neste dia, com pensamentos, palavras e atitudes, seja para honra e glória do teu nome. Amém.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Oração da Noite

Senhor meu Deus, termino agora as atividades deste dia. Entrego em tuas mãos todas as minhas preocupações, planos e projetos que não fui capaz de resolvê-los ainda hoje. Sei que com tua graça e com o meu esforço, serei capaz de realiza-los no tempo que o Senhor quiser e se for de tua vontade. Não deixes que eu me apegue demais às coisas e afazeres a ponto de não ter mais tempo para o nosso íntimo diálogo. Preciso de ti Senhor! Quero lhe abrir meu coração, contar o quão pequeno me sinto diante de ti, e também contar-lhe o quão feliz estou por me amares de modo admirável. Quero sempre sentir tua presença em meu coração e ouvir a tua voz a me encorajar. Obrigado Senhor por mais um dia. Amém.

Eucaristia

 
São João Crisóstomo destaca o efeito unificador da Eucaristia no Corpo de Cristo, que é identificado pelos cristãos como a própria Igreja: Com efeito, o que é o pão? É o corpo de Cristo. E em que se transformam aqueles que o recebem? No corpo de Cristo; não muitos corpos, mas um só corpo. De fato, tal como o pão é um só apesar de constituído por muitos grãos, e estes, embora não se vejam, todavia estão no pão, de tal modo que a sua diferença desapareceu devido à sua perfeita e recíproca fusão, assim também nós estamos unidos reciprocamente entre nós e, todos juntos, com Cristo.[1]
  1. Homilias sobre a I Carta aos Coríntios, 24, 2: PG 61, 200; cf. Didaké, IX, 4: F. X. Funk, I, 22; S. Cipriano, Epistula LXIII, 13: PL 4, 384.
 
 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eucaristia

Treinamento para os monitores do Acampamento Jovem Morada do Senhor


 Neste próximo domingo, dia 24 de fevereiro, as 15 horas no setor de catequese da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Rodeio Bonito, a Comunidade Morada do Senhor estará realizando, juntamente com o padre Neimar Demarco, a formação para os jovens monitores que irão prestar serviço na 6ª edição da 1ª Etapa do Acampamento Jovem Morada do Senhor, nos dias 01-02 e 03 de Março. Jovem evangelizando Jovem! Verdadeiramente muitos jovens estão sendo impulsionados pelo Espírito Santo e experimentando a maravilha de sentir-se um instrumento nas mãos de Deus. Através de concretos testemunhos de conversão, o Espírito Santo está atraindo muitos Jovens e também muitas famílias para a Igreja. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Fonte: Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Rodeio Bonito.

Oração da Manhã


Senhor Jesus, nesta manhã que se inicia, dá-me a força do teu Espírito para que eu possa levar o teu nome a todos os corações. Dá-me coragem de enfrentar os desafios sem negar a minha fé. Se eu cair, saibas que meu coração a ti pertence e que nada mais quero buscar a não ser a tua vontade. Obrigado Senhor por mais este dia que se inicia e por sentir a tua presença em cada momento a me guiar.

Oração da Noite


Senhor meu Deus, estou chegando ao fim de mais um dia, meu corpo já pede o repouso e minha alma descansa em ti. Quero lhe agradecer Senhor, por todas as alegrias que experimentei no dia de hoje. Quantas pessoas encontrei... Quantos sorrisos... quantos sonhos, ideais, planos, conquistas... Obrigado meu Deus por revelar o teu amor infinito por mim a todo instante e em cada gesto, em cada pessoa! Apesar de me sentir um tanto cansado pelas longas horas deste dia, sinto uma alegria tão grande de estar em tua presença, que revigora a minha alma. Mas sei que se repouso, em ti repouso, porque tu Senhor estás sempre comigo! Guarda-me Senhor enquanto durmo. Amém.
 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

3ª ETAPA - ACAMPAMENTO JOVEM MORADA DO SENHOR

Sabe quando vai ser a 3ª Etapa do Acampamento Jovem Morada do Senhor? Como vai ser??? Poxa, nunca imaginei algo tão bom pra mim... através do Projeto Jovem Morada do Senhor, Jesus Cristo mudou a minha vida!!!

 
 
 Em breve... 3ª Etapa!
 
 
Imagem: Google imagens

Santa Missa

Hoje teremos a Santa Missa na capela da Divina Misericórdia, na Comunidade Morada do Senhor.
Horário: 19:30 horas.



  
Você pode fazer aqui a sua intenção de Missa.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vem ai, a 6ª edição da 1ª Etapa do Acampamento Jovem Morada do Senhor


Nos dias 01 - 02 - 03 de março, na sede da Comunidade Morada do Senhor, em Frederico Westphalen!!!! Você não pode ficar fora dessa!!! Organize a sua mochila e venha curtir esta aventura.

Traga os seguintes pertences:
* Roupas para esporte, para passeio e para Missa;
* Bíblia, terço, papel e caneta;
* Roupa de cama e travesseiro;
* Os rapazes podem trazer barracas se tiverem.
* Repelente
* Inscrições R$ 65,00

Corra! As vagas são limitadas! Confirme sua presença através do e-mail: moradadosenhor2010@hotmail.com;
Fone: 99326504 (Comunidade Morada do Senhor).
Informe seu nome completo, endereço, telefone pessoal e residencial, e-mail e se vai trazer barraca ou não.
Esperamos você com muita alegria!!!
 
 
Obs.: * Idade mínima 14 anos completos.
          * O regimento interno do Acampamento Jovem Morada do Senhor não permite o uso de aparelhos como: telefones celulares, rádios, máquinas digitais, etc. Uma vez que alguém ingressa no Acampamento Jovem Morada do Senhor, tem a obrigação de cumprir as regras do mesmo.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

DVD 1º CARNAVAL COM CRISTO

Olá amigos, amigas, irmãos.

Para quem quiser estamos colocando à disposição o DVD com os melhores momentos do 1º Carnaval com Cristo. Você pode entrar em contato e encomendar o seu através dos telefones: 37981228 - Paróquia de Rodeio Bonito e 99326504 - Comunidade Morada do Senhor.
Deixe seu nome, telefone e endereço e adquira já o seu.

No blog estão disponibilazadas algumas fotos, mas no DVD estará completo.

Não perca tempo!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Virgem e mártir, viveu no século III em Barcelona. Educada e muito bem formada pela sua família cristã, desde pequena ela buscou o relacionamento com Deus e a fuga do pecado. Era uma pessoa muito sociável, gostava de brincar com as amigas da mesma idade, mas sempre fugia da vaidade.

Santa Eulália amava Jesus Cristo acima de tudo e O amou em todos os momentos, inclusive na dor. Aconteceu que, por parte do terrível Deocleciano, a perseguição aos cristãos chegou na Espanha. Os pais da santa decidiram viajar para fugir dessa perseguição, mas Eulália foi até o governador a fim de denunciar, com a sua pouca idade, a injustiça que estava sendo cometida contra os cristãos. O governador, diante daquela ousadia, quis que ela apostatasse da fé, ou seja, que adorasse outros deuses para que ficasse livre do sofrimento. No entanto, ela deixou claro que o seu Senhor, o Rei dos reis, o Senhor de todos os dominadores, é Jesus Cristo.

O ódio daquele governador e a maldade contra uma menina, fez com que ela fosse queimada com ferro e fogo, mas, durante tanto sofrimento, o seu testemunho era este: “Agora, vejo em mim as marcas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Para nós, hoje, ela é um exemplo de ousadia. Com pouca idade, com muito amor e uma fé adulta, não renunciou a Jesus em meio ao sofrimento. Ela morreu queimada, mas antes, cheia do fogo de Deus. Por isso, se encontra na glória a interceder por todos nós para que a nossa vida cristã busque, constantemente, a santidade na alegria e na paz, mas também no sofrimento e na perseguição. É momento de reconhecer que a nossa força é o Espírito Santo.

Santa Eulália, rogai por nós!

Marcos.7,1--13

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’.
11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós

fazeis muitas outras coisas como estas”.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Santa irmã morena, como era conhecida, nasceu no Sudão, em 1869. Santa Josefina, como muitos naquele tempo, viveu a dureza da escravidão. Bakhita, que significa "afortunada", não foi o nome dado a ela pelos pais, mas por uma das pessoas que, certa vez, a comprou.

Por intermédio de um cônsul italiano que a comprou, ela foi entregue a uma família amiga deste de Veneza. Ali, ela tornou-se amiga e também babá da filha mais nova deles que estava nascendo.

Em meio aos sofrimentos e a uma memória toda marcada pela dor e pelos medos, ela foi visitada pelo amor de Deus. Porque essa família de Veneza teve de voltar para a África, em vista de negócios, tanto a filha pequena quanto a babá foram entregues aos cuidados de irmãs religiosas de Santa Madalena de Canossa. Ali, Santa Bakhita conheceu o Evangelho; conhecendo a pessoa de Jesus, foi se apaixonando cada vez mais por Ele.

Com 21 anos, recebeu a graça do sacramento do batismo. Livremente, ela O acolheu e foi crescendo na vida de oração, experimentando o amor de Deus e se abrindo à ação do Espírito Santo.

Quando aqueles amigos voltaram para pegar Bakhita e a criança, foi o momento em que ela expressou o seu desejo de permanecer no local, porque queria ser religiosa. Passado o tempo de formação, recebeu a graça de ser acolhida como religiosa. Isso foi sinal de Deus para as irmãs e para o povo que rodeava aquela região.

Santa Josefina Bakhita, sempre com o sorriso nos lábios, foi uma mulher de trabalho. Exerceu várias atividades na congregação. Como porteira e bordadeira, ela serviu a Deus por intermédio dos irmãos. Carinhosamente, ela chamava a Deus como seu patrão, “o meu Patrão”, ela dizia.

Conhecida por muitos pela alegria e pela paz que comunicava, ela, com o passar dos anos, foi acometida por uma grave enfermidade. Sofreu por muito tempo, mas na sua devoção a Santíssima Virgem, na sua vida de oração, sacramental, de entrega total ao Senhor, ela pôde se deixar trabalhar por Deus, seu verdadeiro libertador. Ela partiu para a glória e foi canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.

Santa Bakhita, rogai por nós!

Mc6,14-29

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”.
16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.
18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Hero­díades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.
26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

RETIRO DE CARNAVAL 2013

 




Amigos, amigas, façam já sua inscrição para o Retiro de Carnaval 2013, em Rodeio Bonito!

A Igreja Caólica oferecendo uma oportunidade de encontro com Deus, oração, diversão, para os jovens, para a família.

Inicia sábado, 09/02/2013, as 14h.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

São Paulo Míki nasceu em Kyoto, no Japão, no século XVI dentro de uma família cristã, nobre, que foi canal para que ele recebesse, ainda pequeno, a graça do batismo. A partir de então, buscou também viver a riqueza do “ser batizado”. Discerniu a sua vocação, entrou para a Companhia de Jesus, tornou-se um Jesuíta e correspondeu ao chamado do sacerdócio.

Profundo conhecedor tanto da cultura quanto da língua, foi um homem compadecido do seu povo. Como nos tempos de hoje, o Japão não tinha o Cristianismo como religião predominante, então, São Paulo Míki buscava responder à necessidade da evangelização pela oração e pela penitência. Com estratégias inspiradas pelo Espírito Santo, foi um homem dócil, de comunidade.
Ousado e corajoso, quando ergueu-se à perseguição do Cristianismo no Japão também acabou sendo preso, assim como seus companheiros; mas não arrefeceu na sua fé. Ele, que era um grande pastor e pregador, também no momento do confronto, indicou Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua religião como
o único Salvador e a verdadeira religião; verdade que perdura para todos os tempos.
São Paulo Míki, assim como os companheiros de missão e outros cristãos fervorosos, deram testemunho com a vida e também com a morte.
Em Nagasaki, foram todos crucificados em 1595. Sementes para novos cristãos, desde a passagem de São Francisco Xavier já se contavam 300 mil cristãos no Japão. Depois, muito mais com testemunho desses 26 companheiros de Jesus.
Peçamos a intercessão deste santo para que o nosso relacionamento profundo com Deus se traduza em evangelização para a humanidade.

São Paulo Míki e companheiros mártires, rogai por nós!

Mc,6,1-6

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.




terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Virgem e mártir, Santa Águeda nasceu no século III numa família muito conhecida, em Catânia, na Sicília. Muito cedo, ela discerniu um chamado a Deus consagrando a sua virgindade ao Senhor, seu amado e esposo. A grande santa italiana foi uma jovem de muita coragem vivendo o Santo Evangelho na radicalidade num tempo em que o imperador Décio levantou contra o Cristianismo uma forte perseguição. Aqueles que não renunciassem ao senhorio de Cristo e não O desprezassem eram punidos com muitos sofrimentos até a morte.

Santa Águeda era consagrada ao Senhor, amava a Deus, mas foi pedida em casamento por um outro jovem. Claro, por coerência e por vocação, ela disse 'não'. Esse jovem, que dizia amá-la, a denunciou às autoridades. Ela foi presa e injustamente condenada. Que terríveis sofrimentos e humilhações!
Ela sempre se expressava com muita transparência e dizia que pertencia a uma família nobre, rica, conhecida, mas tinha honra de servir a Nosso Senhor, o seu Deus. De fato, para os santos, a maior honra e a maior glória é servir ao Senhor.
Entregaram-na a uma mulher tomada pelo pecado, uma velha prostituta para pervertê-la, mas esta não conseguiu, pois o reinado de Cristo se dava no coração de Águeda antes de tudo. Então, novamente, como num gesto de falsa misericórdia, perguntaram-lhe: “Então, o que você escolheu, Águeda, para a salvação?”. “A minha salvação é Cristo”, ela respondeu.
Os santos passaram por muitas dificuldades, mas, em tudo, demonstraram para nós que é possível glorificar a Deus na alegria, na tristeza, na saúde, na dor.
Em 254 foi martirizada e se encontra na eternidade, com seu esposo, Jesus Cristo, a interceder por nós.
Santa Águeda, rogai por nós.

Mc5,21-43

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”


24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.

27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.

35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo : “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.

39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Sao Cornélio

Encontramos, nos Atos dos Apóstolos, este exemplo de entrega. No capítulo 10, nós assim ouvimos da Palavra de Deus: “Havia em Cesareia um homem por nome Cornélio. Centurião da corte que se chamava Itálica, era religioso; ele e todos de sua casa eram tementes a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e orava constantemente” (At 10,1-2).

Diante dessa espiritualidade que Cornélio possuía, Deus o visitou por meio de um anjo, que lhe indicou São Pedro. Este, que também teve uma visão, foi à casa de Cornélio. Foi aí que aconteceu a abertura da Igreja para a evangelização dos pagãos, dos estrangeiros. No outro dia, Pedro chegou em Cesareia. Cornélio o estava esperando, tendo convidado seus parentes e amigos mais íntimos.
Não somente ele queria encontrar-se com o Senhor, como também queria o mesmo para todos os seus parentes e amigos. Cornélio ouviu da boca do primeiro Papa da Igreja: “Deus me mostrou que nenhum homem deve ser considerado profano ou impuro” (At 10,28). Assim, São Pedro começou a evangelizar e, de repente, no versículo 44: “Estando Pedro, ainda a falar, o Espírito Santo desceu sobre todos que ouviam a (santa) Palavra. Os fiéis da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, profundamente se admiraram vendo que o dom do Espírito Santo era derramado também sobre os pagãos; pois eles os ouviam falar em outras línguas e glorificar a Deus. Então Pedro tomou a palavra: 'Porventura pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós? E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe então que ficasse com eles por alguns dias” (At 10,44-48).
São Cornélio tornou-se o primeiro bispo em Cesareia. Homem religioso e de oração, Deus pôde contar com ele para a maravilhosa obra que chega até nós nos dias de hoje. Pela docilidade de muitos, como São Cornélio, o Santo Evangelho se faz presente em nosso meio.
Peçamos a intercessão de São Cornélio para que busquemos cada vez mais o Senhor.

Lucas 2,22-40

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.Havia também uma pro­fe­tisa, chamada Ana, filha de Fa­nuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.